segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Carta da Ribeira

Remetente: Ribeira da tua Terra

Querida/o amiga/o

Aproveitei este bocadinho, em que corro mais devagar, para pedir a tua ajuda. Imagina só que andam a deitar o lixo para cima de mim. Ele acumula-se, polui a minha água e impede que eu corra normalmente. O pior é quando chove um bocado mais e o lixo não me deixa passar. Como eu não gosto de estar parada, faço força e, quando me liberto daqueles apertos, levo tudo à minha frente fazendo muitos estragos. Por isso, diz às pessoas que é melhor colocarem o lixo nos contentores. Mas, se o lixo for muito grande (se for um “monstro” do lixo, como os fogões velhos e os frigoríficos) é melhor pedirem ajuda à Câmara.

Eu acho que as pessoas julgam que eu tenho sempre a mesma quantidade de água, mas estão enganadas. Em Portugal, no Verão, a maior parte dos rios e ribeiras têm pouca água, mas depois, quando chove, chove muito e ficamos tão cheios de água que saltamos as margens e corremos pelas terras fora. Por isso, diz às pessoas para construírem as casas nos sítios por onde eu não passo quando chove muito, senão vou entrar pela casa delas e acabo por estragar tudo.

Sabias que ainda há pessoas que usam detergentes que não são biodegradáveis e fazem muita poluição? Por favor, avisa-as de que devem poupar nos detergentes e devem escolher os que são biodegradáveis, ou seja aqueles que a natureza consegue transformar mais rapidamente e com menos problemas.

Já agora, se os detergentes não tiverem fosfatos é ainda melhor. É que vão tantos fosfatos e nitratos para as ribeiras (p. ex. através das águas com detergentes e das águas que escorrem dos campos arrastando os adubos) que fica tudo cheio de algas e não deixam crescer mais nada. Depois, como crescem num instante, também morrem num instante e lá fica a água sem oxigénio. É por isso que os peixes e os outros animais que vivem na água acabam também por morrer.

Para além disso, algumas algas – por exemplo, as algas azuis, a que os cientistas chamam “cianobactérias” - são perigosas e deitam produtos para a água (as toxinas) que fazem mal às pessoas e aos animais e causam graves problemas. Por isso, quem gosta de boa água, de bom peixe e de bom marisco, já sabe que tem de usar detergentes sem fosfatos.

Para já é tudo. Conto contigo para me ajudares, de modo a que as ribeiras do nosso país sejam as mais bonitas do mundo. Ah! A Lontrinha, o Guarda-rios e a Garça-real, que moram aqui comigo, mandam-te muitos abraços e agradecem-te tudo o que tens feito por nós.

Um xi-coração da Ribeira da tua Terra


Texto retirado da página web do Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade